Dicas e erros mais comuns nos relatórios

Seguem algumas dicas e lembretes para orientar a elaboração dos relatórios. A não observância desses aspectos pode significar descontos na nota.. 

- Siga o modelo indicado no moodle. Não altere sua formatação e a ordem dos tópicos.

- Citar sempre as ilustrações apresentadas (tabelas, gráficos) no corpo do texto.

- Citar a fonte abaixo de cada ilustração

- na digitação atente aos espaços entre palavras e pontos finais na frases.

- Na primeira vez em que for se referenciar alguma entidade, programa, etc. escrever o nome por extenso antes da sigla. Ex. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nas demais citações ao longo do texto pode escrever apenas a sigla;

- Se a sigla tiver cinco ou mais letras preferencialmente deixe a primeira letra no Maiúsculo e as demais no Minúsculo. Ex: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra),

- Caso a sigla não for formar uma palavra "entendível" deixe tudo no Maiúsculo. Ex: Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO);

- use o temo "onde" apenas para designar local geográfico. Em geral pode-se substituir o termo por "em que"

- evite usar as expressões: a mesma, o mesmo, as mesmas, os mesmos. Substitua por: sua, ela, nele, etc.  

- apreenda a manejar os estilos no Word e mantenha os estilos dos títulos e outra partes iguais ao indicado no texto modelo.

- use a palavra "através" apenas quando significar de "um lado ao outro" Ex. A água escorreu através do asfalto. Em outros usos substitua pela expressão: "por meio de", "via", etc. 

- evite usar a expressão "propriedade" ao se referir ao estabelecimento rural da família. Troque por unidade produtiva (UP).

- Aproveite as perguntas e os conteúdos das respostas dadas ao questionário para melhorar a elaboração do relatório 

- O ultimo item (5 - Relato dos Dias de Vivência do Acadêmico) deve integrar apenas a primeira versão do Relatório. Não deve fazer parte da versão final, a ser entregue à família. Por isso não precisa ser corrigida, salvo se for solicitado. 

Última atualização: Thursday, 3 Dec 2015, 23:30