Volume de Controle - Empuxo Motor Foguete

O motor foguete é uma máquina que transforma a energia da queima de combustível em força de tração expelindo gases em altas temperaturas. O processo para essa transformação é pela transformação da energia térmica, resultante da queima, em energia cinética dos gases.

Para estudar esse processo pode-se aplicar as equações de volume de controle em um motor foguete pra aplicar as leis de conservação. Vamos considerar o esquema simplificado de um motor foguete mostrado na figura.

As seguintes hipóteses podem ser aplicadas

  • Velocidades na câmara de combustão são desprezíveis
  • Propriedades na câmara e no bocal são constantes 
  • Taxa de queima conhecida

Na saída do motor o fluxo de gás tem uma temperatura Te, uma pressão Pe e uma velocidade Ve, todas as propriedades uniformes .

Conservação da Massa

A primeira lei de conservação que vamos aplicar é a conservação da massa. O volume de controla que vamos definir é um cilindro que envolve todo o motor e tem uma das bases no plano da saida do bocal e diâmetro suficiente para envolver todo o motor, como mostra a figura.

Se considerarmos que o motor é de propelente sólido, a massa do motor será queimada com o tempo e logo, irá reduzir com o tempo, logo não podemos considerar a derivada da massa. Porém sabemos que essa taxa de redução da massa é a taxa de queima, logo

\( 0 = \frac{d}{dt} \int_{VC} \rho dV + \int_{SC} \rho \vec{V} \cdot d\vec{s} = \dot{M} + V_e \rho_e A_e\)

Logo

\(  \dot{M} = - V_e \rho_e A_e\)

Logo, sabendo a temperatura e a pressão na saída, pode-se calcular a taxa de queima do propelente

Conservação da Quantidade de Movimento

A segunda lei que vamos aplicar é a lei da quantidade de movimento. Dessa forma podemos calcular as forças envolvidas no problema. Para simplificar a visualização, podemos aqui considerar que o motor está em um teste estático, logo está preso ao solo e a força que a estrutura exerce para segurar o motor é igual à tração que o mesmo produz e tem sinal Fx na equação.

Logo a lei de conservação fica

\( F_x - \int_{SC} P d\vec{s} = \frac{d}{dt} \int_{VC} \vec{V} \rho dV + \int_{SC} \vec{V} \rho \vec{V} \cdot d\vec{s}  \)

Vale lembrar que a força de pressão aqui é do meio aplicando no sistema, logo o sentido é contrário à superfície do volume de controle. O lado esquerdo da equação significa que a tração total que o motor irá desenvolver é o resultado do aumento da quantidade de movimento dos gases expelidos e da força de pressão resultante do processo. Logo a força Fx tem 3 componentes mostrada na equação

\( Fx = \frac{d}{dt} \int_{VC} \vec{V} \rho dV + \int_{SC} \vec{V} \rho \vec{V} \cdot d\vec{s} + \int_{SC} P d\vec{s}  \)

onde podemos analisar dada integral isoladamente.

Ao contrário do caso da conservação da massa, aqui a quantidade de movimento do sistema irá se manter constante, visto que pelo período de estudo a velocidade dos gases na câmara de combustão é desprezível e os campos de propriedades no bocal podemos considerar constante.

Logo o primeiro termo é

\( \frac{d}{dt} \int_{VC} \vec{V} \rho dV =0 \)

O segundo termo, a integral da convecção das propriedades, tem apenas fluxo de gases pela superfície de controle na área de escape (Ae), logo a integral resulta em

\(  \int_{SC} \vec{V} \rho \vec{V} \cdot d\vec{s} = V_e^2 \rho_e A_e \)

Da conservação da massa podemos escrever

\(  \int_{SC} \vec{V} \rho \vec{V} \cdot d\vec{s} = -\dot{M} V_e  \)

O terceiro termo, relativo à força de pressão, é o resultado da pressão atmosférica sendo aplicada na superfície cilindrica, com resultante zero, e nas bases, onde a esquerda está sujeita a pressão atmosférica e a esquerda Pe. As duas áreas são paralelas e onde o balanço de forças é diferente de zero tem área Ae, independente da geometria. Como a integral não é mais negativa pois trocou para o lado direito, a força relativa á base direita irá contribuir para aumentar Fx e a base esquerda para reduzir, logo

\( \int_{SC} P d\vec{s}  = (P_e - P_{atm}) A_e\)

Dessa forma a força Fx, que tem a mesma intensidade da força de tração resulta em

\( F_x =  A_e(P_e - P_{atm})  - V_e \dot{M} \)

Lembrando que a taxa de queima resulta em uma vazão em massa negativa.

Conclusão

A força de tração desenvolvida pelo motor foguete é a contribuição da quantidade de movimento dos gases expelidos pelo bocal e da força de pressão devido a diferença de pressão entre a saída do bocal e a atmosférica.

Última atualização: Tuesday, 8 Sep 2015, 14:44