O que aprendemos no semestre? Reflexões sobre os multiletramentos

Como atividade de encerramento do semestre, convido vocês a refletir sobre o que aprendemos até aqui. 

Durante o semestre propus alguns eventos e práticas de letramento visando ampliar os multiletramentos da turma. 

Evento de letramento pode ser qualquer situação que envolva uma ou mais pessoas na qual a produção e a compreensão da escrita tenham uma função. Os eventos de letramento devem ter regras para a interação. E são elas que vão determinar a quantidade e o tipo de “fala” sobre o que está escrito. Há elementos que devem ser visíveis nos eventos de letramento. São eles: participante(s), ambiente(s), artefato(s) e atividade(s). Os eventos de letramento são situações reais em que se enquadram as práticas de letramento. 

Práticas de letramento são atividades humanas concretas. Envolvem não somente o que as pessoas fazem, mas o que elas fazem a partir do que sabem e o que elas pensam sobre o que fazem. Também é levado em conta como essas pessoas “constroem” o valor e a ideologia que já permeiam esse acontecimento e que estão subjacentes a essas ações . São formas culturalmente aceitas de se usar a leitura e a escrita.  As práticas de letramento são produções sociais.

Os multiletramentos podem ser definidos como a capacidade de lidar adequadamente com as novas linguagens e tecnologias, adquirindo a consciência de que fazer bom uso delas significa torná-las úteis e favoráveis a si. Multiletramentos se referem à multiplicidade de culturas e de linguagens (em textos compostos de outros meios semióticos, além da escrita, como cores, sons, imagens) que exigem capacidades e práticas de compreensão e produção de cada uma delas nas diferentes mídias para que tenham significado.

A partir dessas ideias vamos à tarefa:

1) vamos sortear equipes que vão analisar as cinco principais práticas de letramentos que tivemos. vejam quais são:

a) video de apresentação "eu e as mídias";

b) aula sobre moodle e uso dele na disciplina;

c) fórum do youtube e pesquisas sobre a temática na internet;

d) como usar videos na sala de aula

e) escolha dos games e análise dos jogos educativos;

f) pesquisa sobre redes sociais e a copa.

2) com sua equipe, vá até o espaço no moodle e analise o que foi feito. prepare uma sintese e um comentário crítico sobre a atividade acompanhado de um exemplo.

3) vá ate o facebook, comunidade Comunicação e Educação, curta a página e junto com sua equipe poste o que produziram sob a forma de um post novo no feed de noticias.

4) visite as postagens das outras equipes e comente, publique seus trabalhos, etc.

5) Convide pelo menos 10 amigos para curtir nossa página.

6) pronto, agora vamos tomar um lanchinho e descansar..

Muito obrigada pelo semestre de significações..

Boas férias!!maneiro

Última atualização: Thursday, 17 Jul 2014, 12:14