Aula: 10/04

10/04

 

O que é o indutivismo de Bacon? Qual a diferença com relação ao indutivismo apresentado nos livros do FRENCH e CHALMERS?

 

O indutivismo apresentado pelos livros é dotado de uma "ingenuidade", parece simples e trivial na sua concepção.  A concepção apresentada é realizada diariamente por qualquer pessoa, por exemplo, se vemos que o ônibus passa todo dia às 7 da manhã e verificamos isso alguns dias seguidos, isso nos leva a conclusão que todo dia um ônibus deve passar neste mesmo horário.

 

Enquanto que o indutivismo de Bacon é dotado de um método bem definido que pode levar a um conhecimento mais sólido. Consciente da existência de subjetividade na construção dos conhecimentos, ele busca um método para eliminar ao máximo essa subjetividade e tornar o conhecimento cada vez mais objetivo.

 

A diferença, entre a "indução pura" (dos livros que estamos estudando) e a indução de Bacon, reside em etapas diferentes da construção do conhecimento. O primeiro tem um problema lógico, no passo de transforma a singularidade em um universal. Enquanto que o outro tem um problema na sua concepção inicial, que reside nos Ídolos e o fato de não podermos nos livrar completamente deles.

 

E qual a relação com o método científico propagado no discurso da ciência?

 

Este método desenvolvido por Bacon, é atribuído até hoje como “o método científico” e consiste mais ou menos em:

 

Eliminar os obstáculos  Estabelecer uma forma, sua estrutura e lei que regula o seu processo  Registro  Enunciar uma hipótese explicativa provisória  Testar a hipótese  Confirmação ou não da hipótese  Se não for confirmada é retomado o processo indutivo

 

Porém, vimos que o conhecimento científico possui algumas características a mais e importantes de serem destacadas para entendermos o que um conhecimento científico.

 

Demarcação – Sobre o que trata o a questão o conhecimento, sua especificidade e limites.

 

Verificação – Se você pode confirmar ou falsear a questão/conhecimento.

 

Objetividade – Um conhecimento é bastante objetivo quando se conhece bem as suas limitações. Quando a pergunta ou problema possui uma demarcação bem definida e específica. Isso é o que da a qualidade científica a um conhecimento.

 

Sugestão da Erica