Os elementos obrigatórios e não obrigatórios que compõem um trabalho científico
Os elementos que compõem um trabalho científico podem ser classificados como pré-textuais, textuais ou pós-textuais.
Clique nas opções a seguir para saber onde cada elemento se encaixa:
|
É importante que você saiba que muitos dos elementos pré e pós-textuais não são obrigatórios.
Mas, obrigatoriamente, o seu trabalho deverá ter: capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo em língua portuguesa, resumo em língua estrangeira, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.
Hum... Parece confuso? Bem, para que você entenda melhor essa estrutura e a ordem dos elementos no trabalho, preparamos o esquema a seguir. As folhas que estão representadas com a cor laranja são os elementos obrigatórios; aquelas que estão representadas com a cor verde são os elementos opcionais. Basta clicar nas folhas e você verá uma explicação a respeito da finalidade e da formatação de cada uma delas. CLIQUE AQUI e Observe!
|
Agora as coisas devem estar um pouco mais claras, não é mesmo?
Para acabar de vez com as dúvidas que ainda possam existir, preparamos outro material que mostra cada uma dessas páginas já formatadas. Recomendamos que você baixe esse material e salve-o no seu computador. Assim, você poderá consultá-lo mesmo sem internet. Perceba que haverá alguns botões verdes espalhados pelas páginas. Clique em cada um deles para ter acesso às informações. CLIQUE AQUI e observe!
Paginação e Sumário
Ufa! Estamos quase no final deste material, mas ainda é necessário falar sobre como deve ser a paginação do trabalho e sobre como deve ser feito o sumário.
Nem todas as páginas do seu trabalho devem ser numeradas. Ou melhor, muitas delas serão contadas, mas não mostrarão o número lá no canto superior direito da página. Essas páginas são os elementos pré-textuais, ou seja, o sumário e tudo o que o antecede.
A capa é o único elemento que não é nem contado nem numerado.
A parte do trabalho que inclui os elementos pós-textuais (Referências, Glossário, Apêndice, Anexos e Índice) deve dar sequência à numeração da parte textual.
Saiba Mais:
Para aprender a paginar o seu trabalho corretamente, assista ao tutorial que ensina como isso é feito no Word 2007. Basta visitar o seguinte endereço:
Por fim, depois de todo o trabalho escrito, organizado, formatado e paginado, é hora de fazer o sumário.
O sumário deve apresentar os títulos dos capítulos e de suas subdivisões, sempre precedidos pelo indicativo numérico, e de forma a esclarecer, por meio da diferenciação da letra, qual é a hierarquia de cada um. Essa diferenciação pode ser feita da maneira como vimos anteriormente, em Letra e diferenciação dos títulos das seções. Além disso, precisamos informar as páginas onde cada capítulo/seção começa.
Lembre-se: os elementos pré-textuais (tudo o que antecede o sumário) não devem aparecer no sumário!
O alinhamento do texto deve ser justificado. No entanto, se você já tentou organizar um sumário alguma vez, deve ter percebido que os números das páginas, ao final de cada linha, nunca ficam exatamente um abaixo do outro... Além disso, é bastante trabalhoso ter de repassar o trabalho inteiro para anotar os títulos e os números das páginas onde eles se encontram, não é verdade?
Pois saiba que existe um jeito de fazer o sumário de forma automática, sem perda de tempo para tentar arrumar o alinhamento ou anotar títulos e números de páginas.
Saiba Mais:
Para aprender a fazer um sumário automático no Word 2007, assista ao tutorial disponível no endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=sYcJL5HduJk
Mas atenção: você só conseguirá fazer o sumário automático se tiver definido e aplicado estilos para os diferentes níveis de títulos no seu texto. Caso você ainda tenha dúvidas, assista novamente ao tutorial (dividido em três partes) indicado na seção Letra e diferenciação dos títulos das seções deste material.
|
Bem, chegamos ao final deste percurso! Esperamos que você esteja mais seguro sobre como organizar os seus trabalhos acadêmicos e que esteja mais familiarizado com as normas técnicas da ABNT para formatação de trabalhos científicos. Agora é hora de testar o que você aprendeu. Lembre-se: o conhecimento vem com a prática! Bom trabalho e até a próxima!